IGREJA: UMA COMUNIDADE QUE ENSINA E APRENDE

“… ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado, e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mat. 28: 19,20)

 

Entendemos que igreja é uma comunidade. É um grupo unido pela mesma experiência de fé em Deus. Uma comunidade com muita diversidade cultural, social e física, mas que mantém a unidade por ter a missão de comunicar a fé em Deus aos que ainda não O conhecem e contribuir para o crescimento da fé daqueles que iniciam a sua vida cristã.

 

Há múltiplas maneiras de comunicar a fé. A adoração, a evangelização, a ação social, o ensino e a comunhão vivenciados pelos irmãos são importantes meios de comunicarmos a outros quem é Deus e qual é a Sua vontade para as nossas vidas.

 

Assim como na família, a educação na igreja acontece em diferentes momentos e de diferentes maneiras. A educação permeia os relacionamentos, as atividades, os momentos de adoração etc. Nessas circunstâncias, todos os membros estão continuamente ensinando e aprendendo, mesmo em situações informais.

 

Assim, todo o Corpo de Cristo contribui para a sua própria edificação. Cada crente-sacerdote é também um professor-aluno na vida cristã. Aprendemos e ensinamos na convivência com os irmãos, desfrutando de relacionamentos e exercitando os nossos dons espirituais. Somos companheiros nesta caminhada com Cristo, onde uns ajudam os outros em seu crescimento.

 

Howard P. Colson ao comentar a Grande Comissão deixada por Jesus à Igreja, a divide em três partes, que seriam as bases de um programa de Educação Cristã:

1 – FAZER DISCÍPULOS:

Entendemos que a Igreja é uma comunidade de pessoas que, sendo salvas, experimentam a nova vida em Cristo e sentem o desejo de compartilhar a sua fé, fazendo discípulos.

 

2 – BATIZAR OS DISCÍPULOS

O batismo, assim como a ceia, é um meio de comunicarmos nossa fé. Deve ser oportunidade de ensino à crianças e adultos acerca do sacrifício de Jesus, sua morte e ressurreição.

 

3 – ENSINAR A PRATICAR OS ENSINAMENTOS DE JESUS

Esta parte do programa é um processo contínuo. Conversão e batismo são os primeiros passos do início do processo educativo. Daí em diante toda a comunidade poderá estar empenhada em ensinar ao novo discípulo como seguir a Jesus.

Educar é um processo dinâmico em que as três partes podem ser concomitantes: ao mesmo tempo que ensina, pratica, faz discípulos e os batiza; tudo isso no decorrer da nossa vida cotidiana, enquanto estamos indo…

 

A Bíblia usa a palavra crescimento para identificar o processo educativo. O movimento faz parte do crescimento, que visa desenvolver nossas potencialidades e buscar vencer nossas fraquezas, nos identificando com Cristo.

 

“… antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” – Efésios 4: 15.

 

”… para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” – Colossenses 1: 10.

 

“… antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” – 2 Pedro 3:18.

 

Como vimos, o crescimento do crente se dá na relação pessoal com Deus e também através dos relacionamentos na igreja. Paulo diz que temos o privilégio de sermos cooperadores de Deus e de contribuir para a edificação da igreja: uns plantando, outros regando, mas com a certeza de que é Deus quem dá o crescimento. Sabemos que somos o Corpo de Cristo e cada um ocupa uma posição importante, “tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos” (Efésios 4: 11-16).

 

A Igreja poderia ser vista como um jardim que deve ser bem cuidado, um ambiente favorável para o crescimento. Na parábola do semeador Jesus destaca a terra boa como aquela que foi preparada para receber a semente e favorecer seu crescimento. Diante disso, “o trabalho educativo da Igreja é prover o contexto e os meios pelos quais as pessoas possam ter uma experiência com Deus, que lhes acene com a salvação e a vida por ele oferecidas”. (Ministério Educativo na Igreja – Visão Mundial).

 

Até aqui vimos que como igreja estamos educando uns aos outros, à medida que nos relacionamos, daí a importância de estarmos comprometidos com Cristo, buscando a coerência entre o discurso e a prática. No entanto, sabemos que a educação informal não é suficiente para a formação do crente, porque os nossos contatos são rápidos e não dispomos de tempo. É necessário transitar do ensino informal para o formal, do espontâneo para o planejado; e outras vezes fazer o caminho contrário.

Existe lugar na igreja para diferentes maneiras de fazer educação, porque a igreja é uma realidade complexa. No entanto, a nossa ação deve estar apoiada em uma base teórica, que nos sirva de instrumento para pensar na educação que queremos e onde pretendemos chegar.

Olga Nogueira Sant´Anna

NOGUEIRA, Olga. Coragem para mudar a Escola Dominical. Editora Horizonal, pg. 9.

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