Encerramento comemora 120 anos da PIB-PA

A comunidade batista brasileira viveu dias intensos em Belém durante a realização da 97ª Convenção Batista Brasileira (CBB), que encerrou neste domingo, 23, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A capital paraense se despediu dos milhares de batistas que estiveram na convenção durante a celebração de encerramento que incluiu o batizado de 120 batistas, a posse da nova diretoria-executiva e o culto final que homenageou os 120 anos da PIB-PA.
O final apoteótico comemorou os resultados dos dias de evento, por onde passaram mais de 15 mil pessoas, numa programação grandiosa e vasta promovida pela CBB. A organização que congrega as igrejas batistas do Brasil, com 413 mil templos espalhados pelo país, também reservou momentos para a análise das atividades do ano, relatórios, recepção de novas igrejas e avaliação dos projetos de ação social, além de definição de  metas para o próximo ano convencional.
As mensagens sobre o tema desta edição “Anunciando o reino com o poder de Deus” buscaram o fortalecimento da fé e dos valores cristão com muitas atividades paralelas envolvendo ministérios de jovens, mulheres e crianças. A assembleia que, neste ano, também tinha como missão a eleição da nova diretoria executiva da CBB contou com a participação de cerca de 2.060 batistas, que votaram e elegeram o Pastor Luiz Roberto Silvado (PR) para novo presidente da convenção.
A eleição que ocorre a cada dois anos elege também os vice-presidentes e conselheiros que, junto ao presidente, tem o papel de tomar as decisões e conduzir as questões relativas aos batistas durante o biênio.
“É um processo do reino de Deus, a continuidade de um projeto. Eu estou entrando nessa visão que Deus tem dado. Vamos servir ao povo batista brasileiro procurando tornar a visão Dele uma realidade que envolve uma vida discipular em que nós vivamos os valores de Deus, com ética cristã, levando essa mensagem das boas novas para as nossas fronteiras e exterior. Como presidente, tenho a função de ser catalisador desses processos”, declarou Pr. Silvado

Batismo coletivo
Durante o a celebração de encerramento também foram batizados 120 congregados de igrejas batistas paraenses, representando o aniversário centenário da PIB-PA. O evento que contou com a instalação de duas piscinas no pavilhão de feiras do centro de convenções também  batizou ribeirinhos paraenses evangelizados pela Junta de Missões Nacionais, no projeto Radical Ribeirinho, na região das Ilhas.

“É inexplicável. Não tenho como colocar em palavras, só sentir. A gente sente a presença de Jesus. A vida vai mudar, porque quando a gente está no mundo sem Jesus, toma atitudes que não condizem com a palavra”, disse Mayza Carvalho, da PIB de Santo Antônio do Tauá.

A meta da organização do evento era conseguir 120 batizantes, em homenagem aos 120 anos de fundação da Primeira Igreja Batista do Pará (PIB), também lembrada como a primeira igreja evangélica da Amazônia. O batismo contou com congregados e pastores de mais de 12 igrejas da capital e do interior do Estado.

Para Renata Cristiane, da Igreja Batista de Nova Sião, o momento é de renovação. “A gente sente uma emoção muito grande, é como se tivesse renascido”, declarou.

“Estou muito satisfeito e emocionado por ter feito parte deste projeto. Este foi um momento único para os batizandos e também para os pastores, muitos deles jamais tinham participado de uma convenção batista. Isso que ocorreu em Belém foi histórico já que há 35 anos não ocorria uma convenção na capital paraense”, lembrou o pastor Francinaldo Viegas, diretor-executivo da Ordem dos Pastores Batistas do Pará (OPBB-PA).
120 anos PIB Pará
O culto final se dedicou celebrar os 120 anos da PIB Pará,uma das igrejas históricas da CBB. “Essa é uma das razões por estarmos aqui e tem sido muito bom, uma recepção bastante cortês por parte da igreja e da cidade” disse o Pastor Sócrates.

O pastor também lembrou da ação cidadania  promovida no período de 20 a 22 de abril no pavilhão de feiras do Hangar, na capital paraense, como um dos grandes resultados desta edição, que acolheu e atendeu 3.013 pessoas com diversos serviços. “Nós ultrapassamos o propósito. Promovemos ação de cidadania, atendemos mais de 3 mil pessoas, essa ação de cidadania é feita sempre em cada cidade em que nós estamos e vimos que o paraense é muito solidário”, disse o Pastor Sócrates, membro da PIB-PA.

No Comments

Leave a Reply

Your email is safe with us.