Quem é, sabe

Por Estevão Ferreira

“Viu Saul e reconheceu que o Senhor era com Davi” (1 Samuel 18.28a)

No esporte bretão temos uma história pitoresca, para não dizer pastel: a do título brasileiro de 1987 (e se você tiver uns 20 anos e gostar de futebol, nem vai ter nascido ainda à época, mas já vai ter ouvido falar sobre a treta). Para explicar isso de uma maneira bem breve, o Sport Recife ganhou o título equivalente a uma série B dos dias de hoje e o Flamengo ganhou o equivalente ao título da série A, mas pelo regulamento, para saber o campeão os times deveriam se enfrentar, porém o Flamengo disse que não argumentando ser este o campeão do ano. Obviamente a turma do Recife indignou-se e, querendo a disputa, também se auto intitulou campeões do ano e a pendenga corre na justiça, pasme você, até os dias atuais, inclusive com ação no Supremo Tribunal Federal (oi?).

Lendo sobre este assunto (porque sim, futebol é matéria), li no site de um blogueiro esportivo famoso a seguinte frase: Quem é, sabe. Essas três palavras ficaram ecoando na minha cabeça até que eu fui fazer minha leitura diária. Lendo a história de Davi e vendo a transição do reino de Saul para o dele, o tempo todo essa frase martelou na cabeça: Quem é, sabe.

Simplesmente ser

Davi era o último filho de um belemita chamado Jessé e, segundo o relato da Bíblia, era um cara normal: cuidava das ovelhas, era obediente mas alguns traços da personalidade dele são descobertos ao longo da história pela percepção de outras pessoas. Por exemplo, um dos seus irmãos, na Batalha contra os filisteus, diz que ele é “um moleque presunçoso, com maldade no coração que só queria ver a batalha” (1 Samuel 17.28 – Bíblia Viva). Talvez até Davi fosse isso mesmo, mas havia sido ungido na frente dos seus irmãos (1 Samuel 16.13), tendo sido apossado pelo Espírito do Senhor (cabe inferir que também poderia ser inveja de Eliabe, mas é um ‘causo’ para outra conversa), logo este Davi era alguém diferente. Ele não era alguém que precisasse postar versículos no seu instagram para provar sua unção e a presença do Espírito, ele simplesmente era.

Davi aceitou o desafio e venceu Golias com uma crença muito forte: Quem é esse incircunciso filisteu para afrontar os exércitos do Deus vivo? (1 Samuel 17.26). Davi sabia quem era, ou melhor, a quem representava. Sua vitória representa mais que uma fantástica batalha, mas a confiança no que Deus faria através de si, não com a arrogância de quem é expert no assunto – Davi foi para briga com uma funda, cinco pedras e a experiência de ter matado um leão e um urso – mas na certeza do poder do Deus em que ele acreditava e que estava com ele.

Com isso ele ganhou a simpatia de Saul, mas logo em seguida a antipatia. Saul achou que eliminaria Davi usando uma série de estratégias tipo House of Cards: manobras ardilosas para atingir objetivos. Cada manobra, uma derrota. Davi era impossível de ser atingido porque na vida dele Saul reconhecia o Espírito que um dia lhe havia habitado. Davi não precisava tentar provar a Saul que possuía o favor de Deus: quem é, sabe.

 Quem habita em você

Anos mais tarde, Paulo escreve algo que indica a veracidade da ideia destas três palavras em Romanos 8.16, quando diz que “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”, sendo esse Espírito o mesmo que guia os filhos de Deus (Romanos 8.14). Quem é, sabe. Não precisa fazer malabarismo, pirueta e nem ser careta: Quem é sabe que é e que o Senhor usa onde for, como for, de acordo com a Sua Vontade.

Nosso desafio hoje é sair das amarras da pressão social e religiosa do estereótipo para que sejamos aquilo que Ele nos chamou para sermos. Davi foi alguém que deixou um legado de “homem segundo o coração de Deus” porque foi alguém que tinha um relacionamento reconhecido com Deus. Ele não precisava fazer self-marketing, pois suas ações já denotavam, e não conotavam, que ele tinha o Espírito de Deus. Em cada um dos seus atos, haviam claras demonstrações de quem ele era. Isso não o livrou do pecado, da falha, do erro. Porque assim como Davi, temos limitações mil. Mas suas limitações nunca foram uma desculpa para não fazer a vontade de Deus. Davi pecou, sofreu a consequência, se arrependeu e, no fim, lembramos dele como uma pessoa que é referência de alguém “com quem o Senhor era” até os dias de hoje.

Não imagino qual seja a sua disputa hoje, nem o que você esteja tentando provar. O que sei é que quem é, sabe. Saiba hoje que, no Espírito, você pode vencer, porque não é a sua força, nem o seu talento. Muito menos onde você nasceu. Não se trata mais de você, mas quem habita em você. Deixa o Espírito se apossar de você, deixa que ele flua através da sua vida sem medo, sem preconceito, sem amarras. Então você vai saber que você é, por quem é.

À Ele toda glória

No Comments

Leave a Reply

Your email is safe with us.