Encerramento

Por Reinaldo Santos Júnior

Eu tenho uma péssima mania de começar coisas e não terminá-las. Seja um livro, um trabalho ou uma série… Já “não acabei” um bocado de coisa por aí. Às vezes essa falta de encerramento acontece por pura negligência; outras vezes pode acontecer porque você está esperando algum fator que ainda não aconteceu para poder dar por encerrado aquele assunto; ou houve uma desistência consciente mesmo. Os motivos, a bem da verdade, acabam sendo diversos.

Aquele que começou não terminou

Analisando um pouco a minha vida, percebi que ainda haviam assuntos não encerrados que rondavam por aqui. Relacionamentos não resolvidos, problemas ainda esperando uma solução, respostas ansiando para verem a luz do dia… E comecei a me colocar em uma situação que eu tinha que buscar fechar e encerrar essas “lacunas” feitas no decorrer do trajeto da vida. Primeiro tentei resolver tudo pelas minhas mãos e consegui um sucesso de uns 30% de encerramento. Convenhamos, não consegui resolver quase nada. Mas aí lembrei (na verdade, fui lembrado!) de um versículo:

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” – Filipenses 1:6

Na mesma hora uma esperança brotou no meu coração, e eu pude perceber que apesar das constantes investidas para “encerrar” assuntos com a minha força, provavelmente eu não conseguiria justamente por estar me esforçando demais.

Veja bem, não estou fazendo uma ode ao comodismo ou sequer dizendo para você deixar de lado problemas e situações. Apenas estou dizendo para mudar o foco.

Se começou, tinha porque começar

Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu…” – Eclesiastes 3:1

O grande problema é que queremos encerrar assuntos sem sequer procurar entender porque eles foram abertos. Tudo que acontece conosco tem um propósito e uma razão, e enquanto não buscamos entender o que o Espírito Santo quer falar conosco nessa situação, jamais conseguiremos ter o encerramento que tanto desejamos.

Pensa assim: se Deus começou algo na sua vida ou permitiu que algo acontecesse com você, Ele queria que isso acontecesse (ou, no mínimo, sabia que ia acontecer). E tudo, absolutamente tudo o que Deus faz, tem um propósito, objetivo, motivo, razão.

Mas, quando vai ter o encerramento?

Por experiência própria, se há algo que pode tirar o nosso sono é tentar entender completamente o que Deus planejou para nós.

Ou seja, os planos de Deus tem uma visão macro da nossa vida, e como nós enxergamos o micro, de forma muito limitada, simplesmente temos dificuldade em entender o grande aspecto da obra de Deus. E aí entra Paulo com a sua afirmação e certeza de que “aquele que começou a obra em minha vida não terminou“.

O grande segredo não é entender, mas sim confiar. A grande sacada não é ajudar Deus com seus problemas, mas sim deixá-lO tomar conta de sua vida e, consequentemente, de tudo aquilo que você precisa encerrar.

Uma grande certeza nessa vida é que em momento algum Deus nos abandona ou abandonou. Ele pode ficar calado e quietinho às vezes, mas jamais nos abandona. E a confiança n’Ele para que tudo isso seja assimilado na sua vida é primordial para que entendamos que Ele quer dar encerramento aos nossos problemas, traumas, assuntos mal ou não resolvidos, etc. Basta apenas trocar o verbo “resolver” pelo verbo “confiar”.

No Comments

Leave a Reply

Your email is safe with us.